segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RESTRIÇÕES NA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO


                                                                                                           

       Não é raro muitas pessoas ficarem intrigadas com letras impressas no campo "OBSERVAÇÕES" da CNH (Carteira Nacional de Habilitação. Para colaborar com a compreensão, o  quadro a seguir exibe as restrições que poderão ser estabelecidas ao condutor (apto com restrições), no exame de aptidão física e mental, quando detectadas deficiências ou condições que necessitem de adaptações especiais (por exemplo). No campo "OBSERVAÇÕES" da CNH será escrito apenas o código, isto é, apenas a letra. O descumprimento do estabelecido é infração ao CTB. A tabela, abaixo, foi extraída do anexo XV,  da Res. 425/2012-Contyran, que revogou a Res. 267/2008 do Contran, disponível no site www.denatran.gov.br .

       O CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) do estado do Rio Grande do Sul, presidido pelo Sr. Jaime Lobo Pereira, sabiamente aprovou a Resolução n° 54/2012, que dispõe sobre as infrações cometidas pela inobservância das restrições previstas no Anexo XV da Resolução 267/08 do CONTRAN/RS e dá outras providências. Ela estabelece os enquadramentos a serem utilizados pelos agentes de trânsito, quando ocorrer a detecção de condutor desobedecendo as restrições supra. 
        Cumprir com o estabelecido, melhor que evitar multas e pontos na CNH, é colaborar para a proteção da vida própria e dos demais no trânsito.

domingo, 14 de outubro de 2012

A “VOLTA DO PERU” E O TRÂNSITO


             Segurança no trânsito é um assunto que não pode estar distante dos lares, empresas e grupo de amigos. Quem não perdeu alguém importante no seio familiar, ou círculo de amigos ou ambiente profissional? Quem não chorou a perda de um ente querido, vítima da violência no trânsito?
              Segundo a Federação Nacional de Seguros Privados (FENASEG), no ano passado morreram 147 pessoas por dia vítimas de acidentes de trânsito, aqui no Brasil. Um número expressivo. Sabe-se que a esmagadora causa de acidentes (acidentes?) no trânsito é a imprudência, seguidas da negligência e da imperícia. O descumprimento das normas de circulação e conduta expõe o condutor e as outras pessoas a sérios riscos, inclusive de morte, no trânsito. Idosos, adultos, jovens e crianças, na condição de condutores, passageiros ou pedestres, estão expostos.
           De acordo com o art. 27 do CTB (Lei 9503/97), a responsabilidade do condutor inicia antes da movimentação do veículo,  pois além de ser uma questão de bom senso, o referido  artigo prevê que “Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”. 
         O que estimulou a escrita desse texto foram algumas mensagens que circulam na internet e a leitura de uma ocorrência num jornal virtual da Turquia, sobre um acidente em que o pai matou o pequeno filho na garagem da própria residência, em Istambul, com o veículo da família.
         Alguém poderia perguntar:  -“Tá, mas o que tem a ver  “a volta do peru” com segurança no trânsito?” Muitos acidentes acontecem na garagem ou pátio da residência do condutor do veículo envolvendo criança pequena, que desavisada dos riscos do veículo brinca embaixo do assoalho dele ou sob o para-lamas, ou mesmo ao redor e, devido à baixa estatura, ficam invisíveis para o condutor que entra no veículo, dá a partida e só nota a presença da criança quando já a matou ou a feriu gravemente. Quem não ouviu notícia sobre pai que matou o filho  na garagem ou pátio da própria casa ao mover o veículo da família?  Os aeronautas, sempre antes do voo, caminham ao redor da aeronave para verificar as condições mecânicas e retirar animais, objetos  ou algo semelhante que possa prejudicar a segurança na decolagem ( em Portugal denomina-se descolagem), regra de segurança denominada “ a volta do peru”, numa alusão ao animal peru que, ao galantear, caminha ao redor da fêmea nos quintais.
          É extremamente importante que antes de pôr o veículo em movimento, principalmente no interior de garagens ou pátios residenciais, o condutor faça  a “volta do peru” ao redor do veículo, verificando se nenhum filho, animal ou criança de vizinho possa estar embaixo, dentro do para-lamas e na frente ou atrás do veículo, eliminando o risco de morte ou de feri-lo gravemente. Também será possível verificar as condições dos pneus e outras partes do veículo. É uma regra de segurança extremamente simples, mas que pode evitar consequências trágicas.  Faça “a volta do peru”, a vida agradece!
         

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

10 cruzamentos perigosos no Brasil



Veja locais onde você deve redobrar sua atenção

Daniel Fideli / Bell Gama - fotos: Divulgação
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Divulgação
Av. Contorno X Av. Independência (Goiânia, GO)
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A FALTA DE ESTATÍSTICAS
Para fazer essa lista, recorremos aos órgãos oficiais que nos informaram os cruzamentos com grandes índices de acidentes. Não há, porém, estatísticas oficiais. Companhias de Engenharia de Tráfego de diferentes estados até fazem levantamentos pontuais e disponibilizam na internet. No entanto, muitos números estão desatualizados. Conhecer o problema é o princípio da busca por uma solução.

1 - Av. Contorno X Av. Independência (Goiânia, GO)



2 - Av. Ipiranga X Salvador França (Porto Alegre, RS)



3 - R. Lupinópolis X R. Tijucas do Sul (Curitiba, PR)



4 - Frei Serafim X Miguel Rosa (Teresina, Piauí)



5 - Odon Bezerra X Assis Chateubriand (C. Grande, PB)



6 - Brigadeiro Luis Antônio X Paulista (São Paulo, SP)



7 - Raul Barbosa X Capitão Aragão (Fortaleza, CE)



8 - Afonso Pena X Amazonas (Belo Horizonte, MG)



9 - Pref. Osmar Cunha X Antônio Dib Mussi (Florianópolis, SC)



10 - Joaquim Murtinho X Generoso Ponce (Cuiabá, MT)

Fonte: Revista Carro On Line.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HOMENAGEM DA POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL DE ERECHIM (RS) AO 1° SGT RONI


Antonio Roni Alves de Oliveira, 1° sargento, Comandante, Chefe, ou simplesmente Roni, como gostava de ser chamado.
Nascido em 26 de abril de 1969, na cidade de Machadinho, quando incluiu na Brigada Militar em 01 de novembro de 1988, vindo a ser transferido para a Polícia Rodoviária em 26 de novembro de 1988.Nessa sua carreira , sempre foi um profissional apaixonado pela farda, dedicado, sendo uma pessoa exemplar, humilde e com muito entusiasmo exercia suas funções, sempre tendo como base sua fé e amor pela sua família.Na Polícia Rodoviária foi um verdadeiro líder, onde que com seu carisma acabou conquistando a admiração e respeito de todos. Com seus sonhos, sempre possíveis para ele, conseguiu realizar vários projetos de construção, reformas, melhorias, equipamentos para seus comandados, bem como seu grande sonho foi realizado de construir e equipar uma sala de Instrução, onde tinha o sonho de plantarmos uma semente através de palestras, para termos uma sociedade mais justa, mais humana e mais digna para todos. Não poderíamos deixar de agradecer a todos que de uma forma ou outra apoiaram nesses momentos difíceis que estava passando, amigos, colegas, em especial aos Integrantes do Grupo Rodoviário de Erechim, e também ao nosso comando que de forma incondicional sempre esteve ao seu lado.
“As pessoas boas não morrem, ficam encantadas”, disse Guimarães Rosa. É assim, encantada, que permanece nosso Sargento Roni. Seus gestos e seu riso estão encantados e podem ser vistos em cada colega, em cada amigo, em cada coração aberto, desta terra querida.
Sargento Roni! Amigo, como gostava de ser chamado! O Senhor pode ter certeza que deixou somente amigos, e muitos profissionais que o tinham como exemplo a ser seguido, e que seus sonhos nós tentaremos continuar realizando.
MUITO OBRIGADO SARGENTO,AMIGO RONI
Polícia Rodoviária Estadual - RS

Fonte: Página do Facebook de Karine Heller.

O 1° sargento Roni comandava o Grupamento Rodoviário da Brigada Militar de Erechim (RS), subordinado ao 1° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar. Um grande ser humano e profissional, dotado de humanidade, empenhado pela qualidade de vida do ser humano. Minha forte continência a você querido amigo e colega SARGENTO RONI, fará falta nas nossas fileiras. Patrulhe livre e feliz pelos mundos espirituais. Nos reencontraremos no quartel celeste, onde patrulharemos com nossa viatura em prol dos outros, se o comandante supremo assim o desejar.