sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

IX ENCONTRO NACIONAL E II INCONTRO INTERNAZIONALE - FAMIGLIA PEDOT 2014


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COMO ESTÁ A SUA "ROAD RAGE" OU RAIVA NA ESTRADA?

Estamos passando por momentos de muito estresse em nosso dia a dia, acredito que todos, sem exceção, passam por momentos, todos os dias, que nos deixam com o "nervos à flor da pele". São prazos limitados no trabalho, busca de metas rígidas, horários a serem cumpridos, filhos ou outros familiares doentes, problemas conjugais, e por aí vai. Por essas e outras, todos os dias, distrações no trânsito que são ocasionadas muitas vezes por causa da correria, dependendo de a quem afeta, pode gerar problemas sérios de brigas no trânsito, como já relatado. 
Nos Estados Unidos, há um programa de Controle de Raiva ou Estresse no trânsito, que de uma certa forma colabora para minimizar. 
Esses dias que estou dirigindo por mais tempo, vejo os erros de alguns condutores, e se não tivesse controle emocional, lá vai a mão na buzina, o gesto obsceno, a falta de paciência com o outro, etc.. Primeiro, para controlarmos essas desavenças no trânsito, acredito que precisamos utilizar da empatia, aquela coisa de se colocar no lugar do outro. Quem nunca, por causa de uma distração, pois está pensando em um problema, não esqueceu de sinalizar antes de fazer uma conversão? Claro que tudo tem limites, principalmente no trânsito, onde um erro, um esquecimento, pode ser fatal!! Portanto, precisamos, quando alguém comete um erro no trânsito, ao invés de uma buzinada para ele, o que não irá fazer os veículos voltarem no tempo e corrigirem o acontecido, sermos tolerantes. A buzina que gera poluição sonora, só irá estressar você e o outro condutor, mais ainda, transmute o rancor para algo bom, a tolerância, por exemplo. Pense que essa pessoa pode estar passando por um momento muito difícil em sua vida, e infelizmente cometeu um erro, claro que há momentos, que não devemos pegar a direção de um veículo, mas em certos momentos isso é quase impossível, então, tente entender a posição do outro e perdoá-lo, por mais difícil que isso pareça. 
Temos mais algumas dicas para você evitar estresse: 1) Faça um programação antes de sair de casa, se você tem um compromisso com hora marcada, saia com bastante antecedência, pois é possível que tenha trânsito, e que você não consiga lugar para estacionar seu veículo logo, e não esqueça de ver com atenção qual o itinerário a ser realizado. 2) Caso veja que realmente irá se atrasar, para não ficar nervoso, pare seu veículo em um local permitido, e ligue no local, dizendo que irá se atrasar, isso irá tranquiliza-lo. 3) Mesmo estando passando por coisas difíceis, quando for impossível, de nessas condições, assumir o volante de um veículo, procure mentalizar coisas boas, nunca temos somente coisas ruins em nossas vidas, está com dificuldades no trabalho?? Pense no casamento, filhos, lazer, etc. 4) Caso se depare com algo estressante, procure respirar fundo, fazendo aquele movimento de inspiração, e expiração, pois o oxigênio acalma e dá uma nova energia para o condutor estressado. 5) Não saia de casa sem fazer um lanche leve, pois fome estressa qualquer um, e não esqueça também de ir ao banheiro, é terrível dirigir com a bexiga cheia. 6) Procure ouvir músicas calmas e tranquilizantes enquanto guia seu veículo, isso dificulta o estresse. 7) Se você fizer algo errado e outro motorista buzinar, peça desculpas, falta muita humildade no trânsito de hoje. 8) Transforme a raiva em empatia, pense e deseje coisas boas ao motorista mal educado, deseje uma boa viajem e que chegue no destino em segurança. 9) Se tiver que enfrentar um condutor, pense antes de agir, pois agir por impulso nunca dá bons resultados. 10) Descanse bem antes de pegar o volante, e cuidado com a ressaca. Com essas dicas, com certeza sua viagem será mais segura, e menos estressante. Há uma citações motivacionai que colabora para uma boa reflexão, de autoria de Ferris Bueller: "A vida anda muito rápida. Se não parar para observar de vez em quando, ela pode passa-lhe ao lado."

Anna Maria G. Prediger
Lauro Cesar Pedot