quarta-feira, 16 de março de 2016

“Fiat Lux” ou “Fiat Tenebras” no Trânsito?


Conceituação
“Fiat Lux” e “Fiat Tenebras” são expressões latinas famosas, a primeira significa “Faça-se a Luz”, pode ser tanto a luz física, quanto a luz do conhecimento; já, a segunda expressão, menos simpática, ameaçadora e inquietante, significa “Faça-se as trevas”, que pode ser a escuridão ou ausência de luz, ou, a ignorância e seus malefícios.
“Fiat Lux”, um termo bíblico encontrado no Gênesis, é também um termo muito utilizado nas ordens iniciáticas, diz-se que é o ponto máximo da iniciação, ocasião em que o candidato começa a receber a luz da sabedoria.
Tem relação com o trânsito?
Sim, pois no trânsito, ver e ser visto, é um importante princípio de Direção Defensiva, portanto necessita-se de muita luz, luz dos equipamentos de iluminação e de sinalização, que devem estar de acordo com as regras; a luz do conhecimento das regras de circulação e conduta são imprescindíveis. A escuridão ou luz deficiente, através de equipamentos irregulares ou desregulados, é uma das causas de acidentes.
Algumas normas de uso de luzes
 Importante relembrar:
  – Baixar o facho dos faróis ao seguir ou cruzar com outro veículo;
 – Ao transitar em vias iluminadas artificialmente, baixar os faróis;
 – Do pôr do sol ao amanhecer é obrigatório transitar com os faróis de luz baixa;
 – O uso dos faróis de longo alcance (“faróis de milha”) deve obedecer às mesmas regras dos faróis de luz alta;
  – Os faróis de neblina somente podem ser usados em casos de chuva, neblina e análogos.
                normas, nada pode ser omitido.
E no meio político?
Nas ruas, as manifestações aparentam gerar “Fiat Tenebras” para alguns políticos que aparentam terem sido formados na Cosa Nostra Italliana; já, o povo parece estar sob a claridade do “Fiat Lux”, a julgar pelos últimas manifestações populares ocorridas.
Que bom que a Polícia Federal, afirmam “Fiat Lux”, com atos em defesa da Legalidade, da Democracia e do povo brasileiro.
                Algumas autoridades continuam nomeando leigos para importantes cargos de gestão do trânsito, mas felizmente cada vez mais a escolha é por profissionais especializados no trânsito.
“Fiat Luz”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.