sábado, 12 de novembro de 2011

Menos mortos e feridos em um ano da Lei da cadeirinha


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou que em um ano houve uma diminuição de 41,18% no número de mortes de crianças com até sete anos e meio, graças às normas do Contran que exigem o uso de dispositivos de retenção para crianças transportadas em veículos.
De acordo com a análise 40 crianças de até sete anos morreram em acidentes no primeiro semestre de 2011. Em 2010, 68 crianças haviam morrido no mesmo período.

Figura:http://www.seatcheck.org

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Em 2008, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, foram registradas 22.472 feridos em acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 mortos de mesma faixa etária. A norma estabelece que, crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento bebê-conforto; crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas; e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro.
O transporte de criança em desacordo com as normas (Resolução nº 277/2008, alterada pela Resolução Contran 352/10 e Deliberação Contran 100/10) é considerado infração gravíssima e as penalidades são multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH e retenção do veículo até que ocorra a regularização.
Assentos de segurança infantil podem reduzir em 71 por cento a morte dos lactentes e 54 por cento para crianças com idades entre 1 a 4 anos, segundo a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA.
É importante que os equipamentos: tenham o selo do Inmetro, que sejam usados de forma correta e que seja efetuada manutenção nos equipamentos, para evitar conseqüências negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.