sexta-feira, 9 de março de 2012

Seminário regional debate municipalização do trânsito


Encontro levou informação aos municípios não integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, quanto à importância da participação, e aos municípios integrados quanto à responsabilidade pela continuidade do trabalho desenvolvido no órgão de trânsito, nas áreas da educação para o trânsito, fiscalização e engenharia de tráfego
A quinta-feira (8) foi de debate e troca de informações sobre o trânsito e a importância dos municípios estarem integrados no processo de fiscalização visando maior segurança e a redução dos acidentes, em Getúlio Vargas. Motivado pelo coordenador do Grupo Especial de Trabalho do Cetran, 1º Sargento Lauro Cesar Pedot, o I Seminário Estadual de Municipalização do Trânsito da Região do Alto Uruguai, promovido pelo Cetran – Conselho Estadual de Trânsito de Porto Alegre, Famurs – Federação das Associações de Municípios do RS e Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Educação, contou com a presença de várias autoridades e lideranças do Estado e da região.

O objetivo do encontro foi levar a informação aos municípios não integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, quanto à importância da participação, e aos municípios integrados quanto à responsabilidade pela continuidade do trabalho desenvolvido no órgão de trânsito, nas áreas da educação para o trânsito, fiscalização e engenharia de tráfego.

O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezotto, ressaltou a importância do debate trazendo aspectos ligados ao trânsito e visualizando as melhorias necessárias de um modo geral com o intuito de melhorar a segurança no trânsito. O diretor Técnico do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, destacou as ações que vêm sendo executadas em nível de Estado e reafirmou a necessidade de integração dos municípios. “Precisamos que eles se integrem no sistema Estadual e Nacional contando com profissionais locais responsáveis.

O comandante do CRPO Planalto, tenente-coronel João Darcy Gonçalves da Rosa salientou que é preciso intensificar o controle às regras para que os motoristas, quando saírem dos municípios, continuem a seguir as normas e mantendo os cuidados primordiais. “A maior parte dos acidentes de trânsito possui ligação com o álcool. Essa, ainda, é uma grande luta”, completou.

(Seminário foi realizado no Salão de Atos da Prefeitura / FOTOS TRIBUNA GETULIENSE )

O presidente do Cetran/RS, Jaime Lobo da Silva Pereira, pontuou o propósito de buscar a participação dos municípios do Alto Uruguai. “Eles estão há muitos anos atrasados com seu órgão de trânsito. Estamos à disposição para auxiliá-los, da mesma forma, eles contam com toda a estrutura do Governo do Estado”, afirmou. 

Segundo ele, as atribuições dos prefeitos estão ligadas à implantação das políticas municipais de trânsito onde é definida toda a segurança urbana da mobilidade local. “Os prefeitos precisam entender que os munícipes saem para outras localidades e precisam seguir as normas. Precisamos investir na educação para o trânsito, na engenharia, levando em conta que o gasto da administração é muito pequeno, pois ele pode utilizar os mesmos recursos humanos que já possui”, explicou, citando que o investimento é na parte de sinalização, que é proporcional ao tamanho do município. “Precisamos ter uma responsabilidade social ainda maior. Temos direito de um trânsito seguro”, enfatizou. 


(Público acompanhou a discussão de assuntos acerca do tema abordados ao longo de painéis com autoridades / FOTOS TRIBUNA GETULIENSE )

A programação seguiu durante todo o dia com painéis entre as autoridades relatando experiências, citando exemplos e esclarecendo dúvidas. Também participara do evento Renata Elisabeth Becher, Assessora Técnica da área de Trânsito da Famurs; Marcelo Lemos Dornelles, subprocurador-geral para Assuntos Institucionais do Ministério Público; major Ordeli Savedra Gomes; coronel Edar Borges Machado e o prefeito de Severiano de Almeida e presidente da Amau – Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Ademar José Basso.
 Fonte:Jornal Diário da Manhã - Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.