segunda-feira, 30 de abril de 2012

Documento provisório para veículos - DCPPO

A Resolução n°37/2011, alterada pelas resoluções n° 41/2011 e n° 65/2012, todas do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) do RS, que autoriza a emissão de Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório -DCPPO, trouxe soluções para os proprietários de veículos do RS.  Quando não houver impedimentos à emissão da DCPPO, mediante solicitação do proprietário, ele poderá ser emitido nos CRVAs (DETRAN) para substituir de forma precária e temporariamente o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento autoriza o veículo a transitar após terem sido cumpridas as regras para o licenciamento. A solicitação do DCPPO poderá ser feita somente após a quitação dos débitos devidos do veículo. O valor para expedição em 23/01/2014 era de R$6,90.  O documento que é válido apenas na forma original, terá validade por 15 dias apenas no território do RS. Não havendo o porte do DCPPO/RS (original) ou do CRLV, ambos do exercício vigente, embora estando o veículo devidamente licenciado, ficará configurada a infração do artigo 232 do CTB (multa de natureza média e  3 pontos), devendo ser o veículo retido até a apresentação de documento ou, na impossibilidade, recolhido ao depósito.  Esta importante medida do CETRAN/RS, elimina dificuldade às pessoas que ao adquirirem veículo novo e iniciarem o registro dele ou ao pagarem as taxas de licenciamento fora do prazo, não podiam transitar devido a demora na impressão e entrega do documento do veículo (CRLV) no endereço do proprietário. As resoluções supracitadas poderão ser obtidas, acessando ao site: www.cetran.rs.gov.br

19 comentários:

  1. muito bom essa informaçao mas tem que ser somente o proprietario que pode pedir este documento ou quem possui o veiculo mas nao esta transferido ainda obrigado

    ResponderExcluir
  2. TENHO PROCURACAO DO VEICULO NO MEU NOME POSSO PECAR dcppo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que contate o DETRAN (RS), através de telefone fixo, 0800 510 3311. Abraço.

      Excluir
  3. Guincharam minha moto por nao estar c o doc, estava somente c o dcppo mas os policiais disseram q nao valia p nada, ele ainda estava dentro do prazo mas os policiais nao quiseram saber e a guincharam. Isso esta certo???

    ResponderExcluir
  4. Guincharam minha moto por nao estar c o doc, estava somente c o dcppo mas os policiais disseram q nao valia p nada, ele ainda estava dentro do prazo mas os policiais nao quiseram saber e a guincharam. Isso esta certo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi no RS? Qual foi a infração descrita no auto de infração?

      Excluir
  5. boa noite.comprei um carro zero há uma semana no dia 05\06, e não consegui pagar o licenciamento,por que o valor estava errado,paguei hoje dia 10\06.posso passar no crva, e pegar esse documento provisorio e se ele tem algum valor quando o carro for zero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Gilmar. Grato pelo contato. Podes, sim. Vale por quinze dias, no estado do RS. Sugiro que contates com o o CRVA local.

      Excluir
  6. Estou com o documento provisóriao em mãos, porém preciso ir pra são Paulo, há algum procedimento que possa ser feito para validar este documento em outros estados??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro. a legislação não prevê a validação que mencionaste. Vale apenas no RS.

      Excluir
    2. Mas existe algum documento ou similar, que eu possa pegar junto ao detran que me permita ir para outro estado ou terei que esperar o documento original Chegar?

      Excluir
  7. Se rodar com a DCPPO fora do RS o carro pode ser guinchado?

    ResponderExcluir
  8. O nome do proprietário que aparece na frente do DCPPO é do proprietário antigo ou do novo?

    ResponderExcluir
  9. Soe do estado do RS , fiz o DCPPO no RS Mesmo,queria saber se posso ir para SC ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois de acordo com a legislação que oficializou o DCPPO, é válido somente no RS. Att.

      Excluir
  10. Que piada esse documento, mais uma forma de sugar os cidadãos que pagam seus impostos, se isso tirar o RS da merda. Já é cobrado o absurdo de quase R$600,00 para fazer uma simples transferência...

    Se os políticos parassem de roubar e se preocupassem com o que realmente a população precisa...

    ResponderExcluir
  11. comprei um carro esta no nome de outra com o doc antigo posso pedir dcppo ou so o proprietario

    ResponderExcluir
  12. o dcppo só serve para rodar dentro do estado?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.