quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ACIDENTES E O ESTILO MODERNO DE VIDA




            A cada dia morrem 147 pessoas vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, os dados são da Fenaseg.
            Sempre que a imprensa divulga um acidente de trânsito com várias vítimas, a exemplo deste envolvendo um ônibus, que ocorreu em Passo Fundo (RS) na manhã de 03 de novembro, várias perguntas são feitas sobre as causas. Buscam-se identificar as causas e verificar se foi o comportamento do condutor, as condições da rodovia e sua sinalização ou as condições técnicas do veículo, entre outros fatores. Todavia é importante lembrar o estímulo aos acidentes gerado pelo estilo de vida atual: a falta de calma e respeito ao condutor de veículo que está estacionado e tenta entrar no fluxo de veículos; a falta de prudência e respeito do condutor que num desequilíbrio marcado pela ansiedade e egoísmo ‘cola” na traseira de outro veículo obrigando-o  a aumentar a velocidade para evitar o envolvimento em colisão traseira; a falta de compreensão ao não aceitar o descumprimento de horário do condutor de veículo que chega atrasado ao destino, tudo marcado pela acelerada vida moderna.
            A atitude primitiva de um condutor pode gerar um impacto altamente prejudicial para o trânsito. É sabido que uma parcela importante é gentil e cumpre as regras de trânsito, porém aquela parcela de condutores  com alguns comportamentos egoístas, dignos de um mundo jurássico, prejudica a segurança, viola direitos da coletividade, a paz interior e a qualidade de vida do povo.
            Ser um profissional de sucesso numa determinada área, ter um veículo caro ou barato, não é significado que não fará “pixotagens” no trânsito. Trânsito exige conhecimento e mente equilibrada para a segurança própria e para o respeito ao direito a segurança dos demais.
            O estilo moderno de vida que torna tudo descartável, que estabelece metas difíceis, que exige que tudo deva ser feita apressadamente, na maioria das vezes em ritmo que desrespeita os limites do corpo e da mente pode ser o grande vilão da segurança no trânsito e da qualidade de vida.
            Parabéns aquelas pessoas que respeitam a vida humana e a tranquilidade da coletividade, a maioria.
            Pensar é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.