sábado, 8 de setembro de 2012

CICLISTAS, CICLOVIAS E SOLUÇÕES PARA O TRÂNSITO


           A bicicleta pode ser um meio de transporte, um lazer e até um equipamento para a prática de esporte saudável. Só não pode ser uma forma de se machucar. Veja a seguir boas dicas que vão fazer você agarrar a vida com as duas mãos.
           Proteção é tudo
  • Procure usar equipamentos de segurança: capacete, óculos ou viseira, cotoveleira e joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas.
  • Equipe sua bicicleta com equipamentos obrigatórios de segurança: espelho retrovisor esquerdo, campainha, sinalização noturna dianteira (dispositivo retrorefletor na cor branca ou amarela), sinalização noturna traseira (dispositivo retrorefletor na cor vermelha), sinalização noturna lateral e nos pedais(de qualquer cor).
           Para quem não é cabeça-dura
  • Seu capacete tem validade e deve ser trocado após seu vencimento. Quando cair no chão, também deve ser trocado, pois terá perdido parte da capacidade de proteção.
           Os outros
  • Respeite sempre o pedestre, não transite pelas calçadas, de preferência de passagem a ele, quando estiver atravessando a via, seja na faixa a ele destinada ou não. Lembre-se: ele é mais frágil.
  • Respeite sempre a sinalização, (semáforos, faixas de segurança e placas de regulamentação), gestos e sinais sonoros dos agentes de transito.
  • Sinalize sempre a intenção de realizar alguma manobra.
  • Atenção com saídas de garagem.
  • Evite usar fones de ouvido, pois assim poderá escutar alertas de buzina.
            O bom caminho
  • Circule onde houver ciclofaixas ou ciclovias. Caso contrário, ande sempre pela direita da via junto ao meio fio e no mesmo sentido desta.
  • Cuidado nas conversões e cruzamentos, estes são os locais de maior índice de acidentes.
  • Evite ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias).
  • Cuidado com veículos estacionados, uma porta pode se abrir a qualquer momento.
  • Quando estiver em grupo, ande sempre me fila única.
  • Jamais pegue carona na traseira de veículos, como ônibus e caminhões.
          A pressa tem seu preço
  • Se você faz entregas com bicicletas, lembre-se: entregas rápidas são o que o cliente quer, seu patrão quer, ou mesmo você tem interrese. Mas a pressa não deve ser maior que sua vontade de viver.
  • Quem vai com calma vai mais longe.

O texto supracitado foi coletado de um brilhante folheto educativo distribuído pelo DETRAN do nosso estado, i. é. do Rio Grande do Sul. É um conjunto de orientações úteis e oportunas.
O parágrafo 1º do artigo 68 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro(Lei 9503/97) estabelece que o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
  Com referência às ciclovias, as primeiras foram criadas em 1862, em Paris, para evitar transtornos com charretes e carroças no trânsito. É uma tendência mundial construir ciclovias. Na Europa, está sendo implantada a Eurovelo, que é a Rede Europeia de Ciclovias, um projeto  para desenvolver 12 rotas de longa distância que cruzará todo o continente Europeu. O comprimento total destas rotas ultrapassará os 60.000 km. Esperamos que esta idéia atravesse o Oceano Atlântico e chegue ao nosso país e que também seja discutida aqui na nossa região.
 A bicicleta, não congestiona locais de estacionamentos, facilita a atividade física, não polui o meio ambiente e permite uma forma mais tranquila, muito barata e saudável de deslocamento.
É importante que os candidatos a cargos eletivos pensem em soluções para a vida do ciclista, na construção de bicicletários para estacionar com segurança, ciclovias e outras facilidades. Mais bicicletas é sinônimo de mais economia para o gestor público e facilidade na mobilidade urbana.
 Na atualidade há muitos modelos e marcas de bicicleta, umas caríssimas e outras baratas; umas feitas de fibra de carbono, outras de ferro, de alumínio e até de madeira. Uma delas encantará você! 
O ciclista, assim como o pedestre tem uma responsabilidade solidária com o condutor de veículos automotores para a segurança viária. Ciclista, você também é responsável  pela segurança no trânsito. Colabore.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.