domingo, 14 de outubro de 2012

A “VOLTA DO PERU” E O TRÂNSITO


             Segurança no trânsito é um assunto que não pode estar distante dos lares, empresas e grupo de amigos. Quem não perdeu alguém importante no seio familiar, ou círculo de amigos ou ambiente profissional? Quem não chorou a perda de um ente querido, vítima da violência no trânsito?
              Segundo a Federação Nacional de Seguros Privados (FENASEG), no ano passado morreram 147 pessoas por dia vítimas de acidentes de trânsito, aqui no Brasil. Um número expressivo. Sabe-se que a esmagadora causa de acidentes (acidentes?) no trânsito é a imprudência, seguidas da negligência e da imperícia. O descumprimento das normas de circulação e conduta expõe o condutor e as outras pessoas a sérios riscos, inclusive de morte, no trânsito. Idosos, adultos, jovens e crianças, na condição de condutores, passageiros ou pedestres, estão expostos.
           De acordo com o art. 27 do CTB (Lei 9503/97), a responsabilidade do condutor inicia antes da movimentação do veículo,  pois além de ser uma questão de bom senso, o referido  artigo prevê que “Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”. 
         O que estimulou a escrita desse texto foram algumas mensagens que circulam na internet e a leitura de uma ocorrência num jornal virtual da Turquia, sobre um acidente em que o pai matou o pequeno filho na garagem da própria residência, em Istambul, com o veículo da família.
         Alguém poderia perguntar:  -“Tá, mas o que tem a ver  “a volta do peru” com segurança no trânsito?” Muitos acidentes acontecem na garagem ou pátio da residência do condutor do veículo envolvendo criança pequena, que desavisada dos riscos do veículo brinca embaixo do assoalho dele ou sob o para-lamas, ou mesmo ao redor e, devido à baixa estatura, ficam invisíveis para o condutor que entra no veículo, dá a partida e só nota a presença da criança quando já a matou ou a feriu gravemente. Quem não ouviu notícia sobre pai que matou o filho  na garagem ou pátio da própria casa ao mover o veículo da família?  Os aeronautas, sempre antes do voo, caminham ao redor da aeronave para verificar as condições mecânicas e retirar animais, objetos  ou algo semelhante que possa prejudicar a segurança na decolagem ( em Portugal denomina-se descolagem), regra de segurança denominada “ a volta do peru”, numa alusão ao animal peru que, ao galantear, caminha ao redor da fêmea nos quintais.
          É extremamente importante que antes de pôr o veículo em movimento, principalmente no interior de garagens ou pátios residenciais, o condutor faça  a “volta do peru” ao redor do veículo, verificando se nenhum filho, animal ou criança de vizinho possa estar embaixo, dentro do para-lamas e na frente ou atrás do veículo, eliminando o risco de morte ou de feri-lo gravemente. Também será possível verificar as condições dos pneus e outras partes do veículo. É uma regra de segurança extremamente simples, mas que pode evitar consequências trágicas.  Faça “a volta do peru”, a vida agradece!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação. Após a moderação, ele será exibido.